Tipos de cerveja e suas características

Tipos de cervejas e suas características

Tipos de cervejas e suas características



O QUE É CERVEJA?


Mas, como assim? Cerveja é aquele líquido precioso que adoramos beber.

Bom, não é bem assim. Antes de começarmos a falar sobre cerveja, seria bom definirmos o que ela é realmente.

Cerveja é uma bebida alcoólica carbonatada, produzida com a fermentação de materiais com amido, e principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo. Água é parte importante do processo e algumas receitas levam ainda lúpulo e fermento, além de outros temperos, como frutas, ervas e outras plantas.

            Difere-se de outras bebidas como vinho, por exemplo, que é feito de uva que não possui amido. O whisky e a vodca, que também podem ser feitos de cereais maltados, são destilados.
Bom, agora que já sabemos o que é cerveja, que tal aprendermos um pouco sobre suas variedades? Elas podem variar levando em conta diversos fatores como método de produção, ingredientes usados, cor, sabor, aroma, receita, história, origem e assim por diante.
Antes de prosseguirmos, vamos tomar um copo para, como se diz, molhar a palavra. Vamos lá!

LAGERS
 São as cervejas mais consumidas no mundo, responsáveis por exemplo por mais de 99% das vendas de cerveja do Brasil.
Cerveja de baixa fermentação ou fermentação a frio (de 6 a 12ºC), com graduação alcoólica geralmente entre 4 e 5%. Seu tipo mais conhecido é a Pilsener, tipo de cerveja originariamente criada no século 19 na cidade de Pilsen, região da Boêmia na República Tcheca, e que por isso muitas vezes é chamada de Pilsen ou Pils ao invés de Pilsener.

Vejamos agora os subtipos de Lager:

   1)    PALE LAGERS – São as Lagers claras, as mais comuns de serem encontradas. São tantos subtipos que é quase impossível lembrar todos, então vamos falar de algumas:

1.1)         PILSNER - É a Pale Lager original, desenvolvida como receita da cerveja Pilsner Urquell. Sua principal característica são o aroma e o sabor acentuado do lúpulo. . Podem ser chamadas de Pilsener e Pilsen. Existem dois   estilos um pouco diferentes, devido à escola: um é a Bohemian/Czech Pilsner, representada pela Pilsner Urquell e Budweiser Budvar/Czechvar, ambas Tchecas e meio difíceis de encontrar. O outro a German Pilsner, facilmente encontradas nas representantes Bitburger, Warsteiner, Konig Pilsener, Spaten Pils.

   2)    AMERICAN LAGER – São cervejas leves e refrescantes, ideal para matar a sede e devem ser servidas estupidamente gelada. Nos Estados Unidos, é o tipo mais consumido. Exemplos, Budweiser, Coors e a australiana Foster's. A maioria das cervejas populares no Brasil, como Brahma, Skol, Kaiser e Antarctica, são American Lagers, mesmo que elas se intitulem no rótulo e descrição no verso como Pilsen, talvez até devido a convenção nacional para a classificação de cervejas.

    3)    PREMIUM - São cervejas com um pouco mais de lúpulo e mais malte que as Standard Lagers. Exemplos, Stella Artois, Heineken e Miller Genuine Draft, facilmente encontradas. Aqui no Brasil, são representadas pela Cerpa, Bavária Premium, Brahma Extra, Gold e outras variações das marcas mais conhecidas. Mas prestem atenção, algumas cervejarias usam a palavra Premium para promover alguma cerveja em especial, não sendo necessariamente uma Premium de verdade. Em alguns casos, pode simplesmente significar Lagers com graduação alcoólica acima de 5%.

     4)    LITE – São cervejas ainda mais leves que a American Lager, muitas vezes encontradas com o nome Light ou Lite.

    5)    DORTMUNDER EXPORT – Cervejas que são uma variação da Pilsner, com menos lúpulo, mais suave, feita em Dortmund em 1873.

   6)    HELLES – Cervejas que também são uma variação da Pilsner com menos lúpulo, mais maltada. Feita em Munique. Exemplos, Löwenbräu Original, Spaten Premium Lager, Weihenstephaner Original e Hofbräu München Original.

  7)    DRY BEER e JAPANESE RICE LAGER – São cervejas originárias do Japão e feita com arroz, a maior parte do açúcar é convertido em álcool devido ao longo período de fermentação. Por isso e por seu sabor suave é chamada de seca.

   8)    RADLER – São cervejas Pale Lager (qualquer uma), misturada com uma limonada típica alemã, chamada de Zitronenlimonade. A proporção cerveja/suco é de 50/50 ou 60/40. No Brasil temos a Kaiser Radler.

    Continua na próxima postagem ...




Comentários

  1. olá bom dia paponoboteco da esquina tenha qualidade de trafego para seu website mais outra informação acesse : http://www.dgvisitas.ga/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação das Cervejas

O copo certo para cerveja certa