O copo certo para cerveja certa

O copo certo para cerveja certa.


            Para nós que estamos acostumados a tomar nossa cerveja de cada dia, o copo não costuma ser a maior preocupação.
        Pode parecer frescura, mas o tipo de copo certo para cerveja certa, influi sim na hora de degustar e apreciar uma cerveja.
        Um dos grandes prazeres da degustação é o visual. Nada melhor do que olhar uma cerveja em um copo bonito. Além disso, cada formato de copo tem uma função em relação à espuma, uns feito com uma preocupação maior para mantê-la a uma certa altura, outros nem tanto.
        Outro item importante na degustação, é o aroma. Os diversos aromas são levados em consideração na hora de se desenhar o copo. O objetivo é deixar os copos mais adequados para desprender o bouquet e aroma daquele estilo de cerveja em específico, permitindo que você possa apreciar o que cada uma tem de melhor.
        É claro que nada substitui o prazer de tomar uma cervejinha com os amigos, no boteco da esquina, com o folclórico copo "americano”. Mas na hora de degustar, é importante que você tenha à mão algum copo ao menos parecido com o que é recomendado pelo fabricante da cerveja.

        Bom, dito isto, vamos demonstrar abaixo alguns tipos de copo e sua utilização para os diversos tipos de cerveja. 


            Vamos lá:  



PILSNER
Pilsner

   Chamado popularmente de "tulipa", é ideal para as cervejas dos tipos Pilsen. Possibilita a formação de um bom creme e direciona o aroma do lúpulo para o nariz. Mas não confunda com o copo de Lager, que também são muito usados para chope aqui no Brasil: o Pilsner tem a boca mais larga, enquanto o de Lager tem a boca levemente fechada.


LAGER (chope)
Lager (chope)
   Facilmente encontrados no Brasil, são os tradicionais copos de chope, chamado erradamente de tulipa. A diferenca é que a tulipa tem a boca mais aberta, um pé mais fino, longo e elevado.


CALDERETA
Caldereta
   Bastante usado para chope em algumas choperias, o caldereta é versátil e pode ser utilizado para English e American Ales e também para algumas lagers escuras e IPAs. Com um volume acima de 300ml, é uma boa opção para se ter em casa quando não se pode ter os diversos estilos recomendados. Também conhecido como Shaker.


PINT
Pint
   Também chamado de Becker, é usado nos pubs ingleses e irlandeses. Ideal para as cervejas do tipo Bitter e Stouts. Foi idealizado com um desenho simples, barato e que comporta grandes quantidades de cerveja. Os que apresentam o anel mais saliente no topo, como o da foto ao lado, são do tipo English Imperial Pint, também chamado de Nonick, os demais são do tipo Irish Imperial Pint, imortalizado pela Guinness, com uma boca mais larga que a base.
    Uma curiosidade, os Nonick Pints passaram a ser fabricados com os anéis por volta de 1960 para facilitar o empilhamento de copos, evitando que eles ficassem presos e quebrassem.


WEIZEN
Weizen
   Como o nome já diz, é ideal para cervejas do tipo Weiss, as de trigo. Permitindo que se admire o corpo e a cor da cerveja, e a expansão do creme. Sua altura possibilita que seja colocado no copo todo o conteúdo de garrafas de 500ml, incluindo o fundo com as leveduras, e ainda sobra espaço para a espuma, seguindo a tradição do estilo.


TULIPA
Tulipa

   Ideal para cervejas que possuem bastante creme, como a Duvel e outras Strong Ales belgas. Com seu desenho baixo e elegante, permite observar a evolução da espuma. Não confundir com o que chamamos aqui no Brasil de Tulipa, que na verdade é um copo Pilsner. A Tulipa parece mais com uma taça de conhaque, porém com a boca do copo virada para fora.


CÁLICE
Cálice
   Chamado na Bélgica de Goblet, lembra a flor do mesmo nome. Ideais para as grandes trapistas belgas. Tem um designer muito bonitos, às vezes com um dourado na borda. Sua forma mantem a integridade do creme, e proporciona uma maior percepção do aroma. Também podem ser usados com os estilos Dubbel, Tripel e Quadrupel. Váriações de formato são encontradas com os nomes de Bolleke (copos da Leffe e Westmalle) e Trapist (copo da LaTrappe), mas todos com as mesmas características, como bocas largas e um pezinho alongado.


FLAUTA
Flauta
   Como o nome diz tem a forma de flauta. Comumente são mais usados para beber espumantes e champagnes, mas são ideais para cervejas do tipo Faro, Lambic, Gueuze ou as champegnoises, como a belga Deus e a brasileira Lust. Seu formato esguio possibilita que o creme demore mais para se dissipar, mantendo as qualidades da cerveja no copo.

CANECA
Caneca
   Bastante conhecida, é usada para servir chope ou cervejas vendidas na pressão. Podem ter vários tamanhos e formatos, mas normalmente são robustos, de vidro grosso, e algumas têm até apoio para o polegar na alça, para ajudar com o peso do copo e da cerveja. Podem ser de cerâmica e metal, mas para degustações o ideal são as de vidro, que garante não influenciar no sabor da cerveja.

MASS
Mass
   É o famoso canecão alemão de 1 litro, ideal para os grandes bebedores, aqueles que adoram brindar a cada minuto. Fazem muito sucesso devido à grande quantidade de cerveja que cabem neles. Também chamado de Seidel.


YARD
Yard
   Parecendo um tubo de ensaio usado em laboratório, mas sem pé, precisando de um suporte de madeira para não ter que se ficar segurando ele o tempo todo. Ficou famoso por ser usado e recomendado pela Pauwel Kwak


TAÇA
Taça
   Sem estarem ligadas a nenhum estilo em específico, são cada vez mais usados com cerveja, pela elegância e pela ergonomia que oferecem. Taças de vinho também vêm sendo utilizadas em degustações, principalmente aquelas altas e largas e as do tipo ISO, aquelas menores para degustação. 
Também podem entrar nesta categoria os copos do tipo Pokal, ou Footed Glass.


TUMBLER
Tumbler
  Utilizado para as cervejas do tipo witbier, com o a Hoegaarden, cervejas que não formam muito creme, portanto o copo não precisa ter a boca fechada. Fortes e pesados, são mais difíceis de serem quebrados, por isso não é incomum serem usados para servir coquetéis, refrigerante e chá gelado.

CILÍNDRICO
Cilíndrico
    Geralmente são usados para cervejas Kölsh e Altbier. Podem ser usadosr em outros estilos, com por exemplo algumas fruit-beers. Permitem uma boa formação de espuma, porém não ajudam muito no desenvolvimento do aroma. Podem aparecer com outros nomes, como StangeStick (vareta) ou Collins.

CONHAQUE
conhaque
    Usados para conhaque, são indicados para cervejas fortes como as Barley Wines, Eisbock e Imperial Stouts. Ideal para sentir melhor os aromas, permitindo que se agite a cerveja em movimentos rotativos suavemente, sem muito risco de que a cerveja transborde o limite do copo. Também ajudam na manutenção de espuma, permitindo grandes goles sem que muito dela acabe entrando em contato com o rosto de quem bebe. Também chamados de Snifter.

ALGUMAS DICAS IMPORTANTES

    Um erro que todos cometemos, o copo gelado. O contato da cerveja com a temperatura do copo produz condensação que irá diluir a bebida a ponto de alterar o sabor e a temperatura correta na qual deveria ser servida.

    Lave seus copos sempre à mão enxaguando muito bem. Os detergentes o sabão que podem sobrar no copo na hora da lavagem, alteram a cerveja e o seu creme. Secar de preferência, ao natural, sem contato com tecidos.

    Jamais retire os copos recém-lavados da máquina lava-louças e sirva logo em seguida. O copo deverá sempre estar na temperatura ambiente para receber a cerveja.

Agora é aproveitar as dicas e cair dentro da nossa tão amada cerveja.

Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de cerveja e suas características

Classificação das Cervejas